3.1. Gramática: Gestos Compostos
A Produtividade é uma característica do sistema linguístico que diz respeito às regras morfológicas para a construção de gestos.
A produtividade é uma característica inerente às línguas e manifesta-se na aplicação, geralmente inconsciente das regras de construção das palavras/ gestos. O que distingue produtividade de criatividade é o carácter consciente desta. Entre os processos que refletem a produtividade nas línguas gestuais podemos encontrar dois tipos : A Composição e a Derivação. A Composição consiste na formação de um gesto pela união de dois ou mais gestos. O gesto composto representa um significado único e autónomo e por vezes sem associação aos conceitos expressos pelos vários componentes. Pode ocorrer por justaposição ou por aglutinação. Exemplo: /MELANCIA/ (/MELÃO/ + /VERMELHO/). A Derivação que consiste no conjunto de vários processos de formação de gestos a partir de um único radical através da prefixação, da infixação ou sufixação. Há vários tipos de derivação na formação de gestos:
|
|
3.2. Vocabulário/ Geral
|
|
3.3. Cultura Surda/ Escolas de Surdos
Em Portugal durante o século XIX e metade do século XX a educação de surdos era ministrada principalmente nos grandes Institutos de Surdos. Os primeiros Institutos de Surdos foram fundados no século XIX em Lisboa (o Real Instituto de Surdos-Mudos e Cegos) e no Porto (Instituto de Surdos-Mudos de Araújo Porto). Eram institutos vocacionados apenas para o ensino de surdos em que a maioria dos alunos eram internos. Na década de 80, o Ministério da Educação criou os Núcleos de Apoio a Crianças Deficientes Auditivas (NACDA) e mais em 1998 após a publicação do despacho normativo 7520/98 transformaram-se em Unidades de Apoio a Alunos Surdos (UAAS). Em 2008 com a publicação da primeira legislação que regula a educação bilíngue de alunos surdos em Portugal (Decreto-Lei 3/2008) foram criadas 32 Escolas de Referência para a Educação Bilíngue de Alunos Surdos (EREBAS) cobrindo todo o território continental e ilhas. Presentemente e com a publicação do Decreto-Lei 54/2018 as EREBAS mudaram de nome para EREB e foram reduzidas para 18 escolas.
|
|
3.4. Vocabulário/ Vestuário
|
|
3.5. Cultura Surda/ Eventos Desportivos e Organizações
Em Portugal existe a Liga Portuguesa de Desporto para Surdos, criada em 1998, a partir da Associação Portuguesa de Surdos, inicialmente chamada de Organização Nacional de Desporto da Associação Portuguesa de Surdos (ONDAPS). Assim, a ONDAPS foi extinta e autonomizou-se da APS com o nome de LPDS. Os principais objetivos são, fomentar o desporto de surdos em geral através de ações que estimulem a sua prática e de apoio a iniciativas e projetos que de algum modo possam contribuir para a evolução das modalidades e regulamentar e dirigir o desporto de surdos em Portugal, de acordo com o Código Desportivo Internacional. Representar o desporto de surdos perante os organismos nacionais e internacionais e ainda coordenar a atividade de outras entidades ligadas ao desporto de surdos e as suas iniciativas. (Diário da República III Série, nº 183 de 10-08-1998).
|
|
3.6. Vocabulário/ Atividades ao Ar Livre
|
|